17.7.06

Há uma veia literária na minha família


Esta semana finalmente recebi exemplares do livro do meu avô. Ele era militar, coisa da qual não me orgulho. Acho que ele também não deve ter se orgulhado de mim ao saber que eu era comunista. Não sei. Nunca fomos próximos. Sei que quando editei o primeiro jornal do Diretório Acadêmico, há uns sete anos, dei um exemplar pros meus tios que eram petistas e soube depois que eles mostraram pro meu avô, que comentou qualquer coisa sobre eu ter idéias "subversivas", mas "deve ser coisa da idade, com o tempo passa". Não passou. Ainda bem que não éramos próximos. Não iríamos nos entender. Não derramei uma única lágrima no seu enterro. Nem sinto sua falta. A única coisa que carrego dele é o sobrenome (e eu ainda preferia o italiano da minha avó: Provasi). Mas aí, depois que ele morreu, meu tio editou um diário dele, da sua participação na 2ª Guerra Mundial. Finalmente, senti orgulho do meu avô, porque, afinal, ele escrevia bem, e mesmo com todo o seu conservadorismo, tinha umas considerações críticas às conseqüências da guerra. Estou lendo ainda, mas já recomendo. Dá pra acessar on line em http://diogotavares.sites.uol.com.br/indice.htm . Segue uma passagem do livro:

Nápoles,
2ª quinzena de julho de 1944

A cidade de Nápoles é uma cidade muito antiga, com ruas estreitas e prédios de no máximo sete andares, muito velhos. As ruas são sujas e a população mesmo é suja e mal vestida. Tudo isso deve ser conseqüência da guerra.
Por todo lugar se nota os vestígios da guerra, com casas completamente destruídas por bombas. Pelas ruas, as crianças andam pedindo cigarros e liras. As mulheres se vendem com grande facilidade. As crianças andam nas ruas oferecendo senhorinas para os soldados. A moral do povo italiano está muito baixa. Os maridos nos levam às suas casas para possuir suas mulheres, os guris para possuir suas irmãs, com o consentimento dos pais. O que há muito aqui é vinho e putas. Os vinhos são muito bons.
Fui à Catedral de San Genaro, que é muito linda, toda de mármore, com muitas obras de arte, inclusive um busto esculpido por Michelangelo.

Em Pompéia há muitas obras de arte. As ruínas são uma maravilha. Fui aos lugares onde há quadros muito interessantes de várias posições de trepar. Lá há os célebres voadores que se acham desenhados por toda parte.

Italo Diogo Tavares

Nenhum comentário: