5.7.06

Arrumação - a saga continua

Já escrevi sobre isso, mas é que parece que não termina! Sabe quando vc puxa um fiozinho e o negócio vai desfiando, desfiando, desfiando e não tem fim...?! Quando vc vê, já tá todo enrolado naquela fiarada e não consegue mais se livrar, o negócio dá uns nós impossíveis de desatar e vc fica lá, perdido, sem saber o que fazer. Pois é, eu tô assim. À minha volta, só tem papel. Uns devidamente ensacados com destino para o lixo. Outros espalhados sobre a mesa esperando uma definição. Uns já separados dentro de suas respectivas pastas aguardando um lugar no armário da estante. Aí, o que já tava entulhado lá dentro eu vou botando pra fora, pra avaliar se vai pro inferno, céu ou purgatório e me arruma um espacinho a mais pra botar pra dentro o que já foi destinado a descansar em paz no fundo do armário. Quando eu vejo, tá tudo espalhado pela casa e eu não sei mais o que fazer com tanto papel!... Dá vontade de tacar fogo logo em tudo e acabar de vez com essa agonia! Mas não posso. Tem muito documento. Tem muito texto acadêmico. Muita comprovação curricular. E muito papel de valor afetivo, como aquele primeiro fanzine que eu lancei na faculdade, o cartaz da primeira peça de teatro que encenei, o texto da peça que apresentei no festival de teatro do colégio, e um monte de outras coisas. Eu me apego muito a coisas sem utilidade. E me apego muito a papel. Eu devia ter nascido traça, pra viver feliz no meio de tanto papel! Mas nasci gente e preciso me organizar no meio da papelada, em vez de comê-la pelas beiradas. Mas nasci gente, e no meio do caos, respiro fundo, acendo um cigarro e escrevo tranqüilamente. E agradeço de coração ao ser que inventou o computador, caso contrário estaria eu, no meio de tantos papéis, fazendo o papelão de produzir mais um para dificultar ainda mais a minha arrumação. Isto posto, volto meu posto de arrumadeira, deixando aos jovens leitores algumas dicas para uma vida mais saudável ao completar um quarto de século: não anotem todas as matérias das aulas, todas as receitas de bolos e outras guloseimas, todas as falas de reuniões e debates, todas as citações interessantes, não escrevam rascunhos de cartas, trabalhos, poemas, não escrevam bilhetinhos e os recebidos, rasguem logo em seguida, não façam de papeizinhos as agendas de cada dia, deixem as listas de compras no caixa do supermercado, não façam listas, não façam listas de coisas a fazer, de coisas a comprar, de pessoas a convidar, de dietas a serem seguidas, de promessas a serem cumpridas, de livros a serem lidos, de filmes a serem vistos, ... , não façam isso!, não guardem nada, absolutamente nada dessas coisas na estante, porque elas vão se acumulando e se multiplicando e se confundindo com coisas mais relevantes e na hora de arrumar, meu filho, você vai envelhecer dez anos em duas horas e vai deixar pra terminar amanhã... meses depois você retoma e as coisas se complicam. Vc nunca joga tudo fora e o que vc não jogou hoje vc vai jogar amanhã mas aí já veio outro em seu lugar, que nem aquela história da mosca na sopa, saca?! E tudo isso só porque eu queria arrumar um lugarzinho na estante pra umas três pastas gordas, esses três tigres tristes vagando pela mesa... Quer saber, cansei! Vou deixar pra terminar amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

bia, acho que o rabo que todos nós, eternos dinossauros, arrata pela vida é feito desses papéis, fotos, lembranças que a gente teima em guardar. acho q o q realmente importa, a gente traz entranhado no corpo. o resto é pó. beijos são para sempre. até logo, chacal.

Beatriz Provasi disse...

Assim eu taco fogo nos papéis e vou logo aí arrumar meus beijos!... até sempre, bia.