5.3.06

Mas tenho lido bons livros pra maldita monografia (meu tema é bom, modéstia à parte). Um deles é "A forma do filme", do Eisenstein. Em um artigo, ele compara a montagem cinematográfica aos ideogramas da escrita japonesa, que formam conceitos a partir do conflito de duas imagens distintas e até mesmo opostas. E aí ele fala da poesia japonesa, mais especificamente, o haikai e o tanka. E cita os exemplos que eu publico abaixo:

Corvo solitário
Em galho desfolhado,
Amanhecer de outono
BASHO

Lua resplandecente!
Lança a sombra dos galhos de pinheiro
Sobre as esteiras
KIKAKU

Sobre uma brisa vespertina!
A água ondula
Junto às pernas da garça azul.
BUSON

Início do alvorecer.
O castelo está cercado
Pelos gritos dos patos selvagens.
KYOROKU

Ó faisão da montanha
longas são as plumas que arrastas
na colina arborizada -
como longas me parecem as noites
buscando o sono em leito solitário.
HITOMARO

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela dica ;)
Que maneiro fazer cinema! Eu ja fiz um curso de Filmmaking na New York Film Academy, achei legal, mas muito cansativo!
Boa sorte na monografia!

Beatriz Provasi disse...

Obrigada, vou precisar. Beijos!

Beatriz Provasi disse...

Valeu a dica! Vou procurar.