8.3.12

Dia da Mulher

O Dia da Mulher é importante não como um único dia para sermos lembradas. Sim, todos os dias são nossos, todos os dias são importantes para expressarmos a nossa liberdade. Hoje é um dia que marca a luta da mulher pela sua emancipação, por igualdade e respeito. Não é dia de flores e galanteios, é dia de luta. É pra lembrar que não, não está tudo muito bom, tudo muito bem. Que ainda tem muita mulher que toma porrada do marido; que ainda tem muita mulher que permanece calada; que ainda tem muita mulher que vive aprisionada pela moral e bons costumes machistas que ainda estão impregnados na nossa cultura e sociedade; e que ainda tem muita mulher que é discriminada pelo simples fato de ser livre. Já fui chamada de piranha a louca, e eu sou apenas isto: livre. Se for para me dar parabéns, que seja pela minha liberdade, pelas nossas lutas e conquistas, e não pelo simples fato de ser mulher. Eu sou feminista, e é preciso que se entenda que o feminismo não é um machismo às avessas; é uma afirmação de liberdade, é uma exigência de respeito, é uma urgência de igualdade, é uma luta diária que não se expressa apenas por belos discursos, mas acima de tudo pelo nosso modo de ser e agir no mundo.
Todos os dias são nossos.
Pego os dias com as mãos
e os torno meus.
Reviro as horas por dentro,
e cada minuto, cada segundo,
torno meus.
Transtorno o tempo
com a minha passagem pelo mundo;
reinvento.
Ser doce não é ser dócil.
Há o mel e a fera
ao mesmo tempo,
agora,
dentro de mim,
saltando pra fora.
Um modo de escapar das grades
é ser líquida.
De cada mão que me pega,
eu escorro.
E tenho um tipo de asa
para cada vôo.
Uma casa construída dentro
pra escapar de alguma chuva.
E toda essa rua..., e toda essa vida...,
para ser eu,
ser infinita.


Obs. Foto de Layana Lossë, em ensaio para o meu livro "Esfinge".

2 comentários:

Paulo RSM disse...

Parabéns pela sua liberdade!
:)

Abs.

Beatriz Provasi disse...

valeu, beijos!