8.2.10

Tenho me esforçado pra ficar feliz. Afinal, já é carnaval no Rio. A felicidade nessa época é quase uma obrigação, então eu me sinto empurrada pra rua e vou. Então eu me esforço para estar feliz. Me enfio no meio da loucura eufórica dos blocos e tento sorrir. Afinal, tenho encontrado uma porrada de amigos muito queridos por aí e eu sei que todos se esforçam, e alguns até mesmo conseguem - muitos parecem. Então tenho me esforçado bastante pra ficar feliz. Eu gosto de ver meus amigos bêbados batucando no bar. Isso me dá quase uma paz. A sensação de que tudo está certo, está como deveria. É quase uma paz. Mas felicidade, mesmo, eu tenho só me esforçado em vão... Acho que ninguém percebe então eu não corto a onda dos meus amigos e isso já é um bom sinal. Mas esse esforço me cansa profundamente. Me cansa tão profundamente...! Cansa meu fígado de tanta cerveja, meus olhos de estarem abertos, meus músculos de estarem em movimento, cansa minha alma esfarrapada vagando pelas ruas atrás de alguma migalha de satisfação - que ainda não é felicidade. Me cansa tão profundamente que eu tenho vontade de dar uns tiros em quem me diz "bom dia"! Assim, sem mais... Quem disse que o dia está bom?, não me enche! Pow Pow. Mas por inércia, eu sigo me esforçando. É por inércia que as pessoas são felizes. Contrariar naturalmente o que se espera de nós dá mais trabalho que se esforçar pra corresponder. Então eu sigo me esforçando. Por preguiça. Por pura preguiça. Tô cansada. Muito cansada. De tudo. Que alguém me diz "bom dia", e eu até retribuo. Repito "bom dia" como um papagaio, sem nenhuma convicção. E isso me deprime profundamente. Esforço em vão... Tudo em vão! Não adianta. O dia não é bom. Eu ando irremediavelmente triste.

4 comentários:

jupyhollanda disse...

quinta-feira nós duas tristes vamos rir como papagaios bêbados de tanta cerveja pq é seu aniversário e obrigação nenhuma de ficar feliz, mas vc vai estar feliz e eu vou estar feliz pq estaremos uma ao lado da outra para brindar vc!

Mil beijos,

Love u

Juju

Beto Martins_Guziej disse...

curioso isso... felicidade obrigatória
mas... e na quarta feira de cinzas? :)
bjos

taianã mello disse...

linda, tem gente por aí que é feliz sim. genuinamente feliz, por incrível que pareça. é como você disse, o problema é a preguiça(sempre foi, não é mesmo?...). é que ser feliz dá mais trabalho do que fingir ser...

Beatriz Provasi disse...

juju e taianã, vcs são duas pessoas que fazem o esforço ficar menor. gracias!

guziej, essa felicidade obrigatória não está só no carnaval, mas tb nos comerciais de margarina e novelas do manoel carlos... coisas do tipo. quer dizer, estamos encurralados! as coisas que mais nos impõe felicidade são geralmente as que mais nos dão motivos para ficar tristes. e a gente engole, em vez de quebrar a tv. a gente engole. mas um dia essa quarta-feira de cinzas chega pra todo mundo. pode crer que chega. vai ser devastador... nesse dia talvez eu esboce um sincero sorriso.