10.4.06

Monografia, "jáinda"

Já emagreci, já adoeci, já perdi a conta de quantos cigarros fumei, de quanta cafeína ingeri... estou um caco, a cuca fritando. Mas botei um ponto final na minha monografia (e em sete anos de UFF)! Ainda falta a apresentação...

"Quanto vale ou é por quilo? - uma interrogação sobre o espectador do cinema": quarta, dia 12/04, às 14h. na Sala de Projeção do IACS (R. Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói). Segue abaixo o resumo. Quem tiver interesse no tema, pode aparecer.

Depois, a comemoração se estende para os bares de São Domingos, com direito a várias saideiras!!!... Quem tiver interesse no tema, deve aparecer!

Depois de depois, me encerro na serra!!! um banho de cachoeira me cura de tudo... volto sarada!

RESUMO

Neste trabalho, buscamos compreender o papel da arte, e em especial do cinema, na contemporaneidade, a partir de concepções marxistas e gramscianas que situam o ser humano como sujeito histórico, ressaltando a dinâmica do processo histórico e o papel do “intelectual orgânico” na “disputa de hegemonia”. Para isso, apresentamos algumas formulações teóricas que nos ajudam a pensar a relação entre o espectador, enquanto sujeito histórico, e o espetáculo, num projeto de cinema contra-hegemônico, tendo como base, principalmente, os trabalhos de Bertolt Brecht e Sergei Eisenstein. E a partir daí, verificamos como estas teorias se relacionam ao analisar um trabalho artístico contemporâneo específico, o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi. Pretendemos, dessa forma, atualizar uma série de formulações teóricas em um trabalho prático contemporâneo que as dinamiza.


ABSTRACT

Our purpose in this work is to understand the present role of art, specially the cinema, according marxist and gramscian conceptions which consider human being as a historical subject, emphasizing the historical process's dymanics and the role of the "organic intelectual" in the midst of the "hegemony disputation". We expose some theoretical formulations which can help to think the relationship between the spectator as a historical subject and the spectacle and we propose a counter-hegemonic cinema inspired chiefly in Bertold Brecht and Sergei Eisenstein's works. We study the relationship among these theories through the analysis of a contemporary artistic work, Sergio Bianchi's film "Quanto vale ou é por quilo?". Therefore we intend to update these theories from the viewpoint of a a contemporary practical work.

2 comentários:

Anônimo disse...

a proposta é interessante dona bia, mas nada fácil, daquelas de dar angústia mesmo. boa sorte e pena que eu não tenho tempo de ler, e nem tempo, nem espaço, já que a distância, de ver a banca. Mas fica, desde já e longe, os parabéns.

Zé Kley

Beatriz Provasi disse...

Valeu, Zé Kley! Num futuro próximo, devo ir a São Paulo, e a gente brinda também por aí! Beijos!