6.12.05

Clima de Natal

Calor infernal!
Pessoas se acotovelando, nos shoppings, nas ruas do Centro, por todos os cantos, piscam luzes, luzes, lu-zes co-lo-ri-das, piscam, piscam, fre-né-ti-cas-co-lo-ri-das, nas árvores da cidade, nas sacadas dos edifícios, nas barracas de camelôs, na sua casa, na cabeça pisca-pisca, lojas lotadas, vendedoras frenéticas empurrando tudo: “compre, compre, compre”, “ai, tá uma graça!”, “é a sua cara!”, “tá na última moda!”, “tem saído muito!...”, “quer que embrulhe pra presente?” Presente... Pressente que tem alguma coisa errada? Papais Noeis encasacados, coitados! - calor infernal! - trabalham, trabalham, trabalham suados..., dão beijinhos nas filhinhas da mamãe - “Eu quero a Barbie super-splish-splash-glitter-girl-pink-link-now!”, “eu quero, eu quero, eu quero!!!” Papais Noeis cansados, ensopados, desempregados, desanimados dizem “ho, ho, ho”! Piscam pessoas de todos os lados, acendem co-lo-ri-das, apagam desbotadas, ascendem co-lo-ri-das, descendem desbotadas, sobem, descem, escadas rolantes, rodam, rodam, rolam, doam um quilo de alimento pra ceia natalina daquele miserável ali da esquina – e que se dane o resto do ano! -, e armam presépios, e trocam presentes, e rezam, e ceiam: “Feliz Natal!”, “Feliz Natal!” (no subtexto eu te odeio, mas não faz mal...) E mais um ano se vai... - e tá tudo igual: menino malabarista no sinal tentando se equilibrar na vida... “Liga não, daqui a pouco é carnaval!” Mas nada como esse clima de natal! Infernal!
É..., se nascesse hoje um menino Jesus, ele mesmo que se pregava na cruz!

4 comentários:

Unknown disse...

Essa rede de blogs é ótima. Li esse texto no blog do Chacal. Adorei o ritmo empregado na composição. No meio da leitura eu já sentia uma fadiga real, por me transportar para a atmosfera criada. Muito bom.

Tendo vontade e tempo,
meu blog é
olhosmagicos.blogspot.com

[]s
Vianna

Beatriz Provasi disse...

Oi Vianna, obrigada! Dei uma olhada no teu blogue - bah, tche, tri legal! A rede é boa, dá pra pescar... Beijos!

Anônimo disse...

Adorei, Bia!
Gostaria muito de ir ao CEP, mas não poderei como já disse.

Beatriz Provasi disse...

Karine! Prazer em vê-la por aqui! Espero que tenha corrido tudo bem ontem na volta... Beijos!