8.1.10

on the road


Em plena estrada, passeava uma família de cavalos. Também cruzei com bodes, cabras, vacas e touros, um bando de carneirinhos... todos pastando no meio da estrada. São assim as estaduais do Rio Grande do Norte e do Ceará.


Uma paisagem onde o sertão encontra o mar. De um lado, a paisagem desértica, com sua terra ressequida, dunas de areia que mais lembravam um deserto africano, cactos e toda aquela vegetação da caatinga; do outro, o oceano a perder de vista. O trecho da estrada que passa por Ponta do Mel-RN é mar de um lado, terra arrasada do outro, e bodes pastando à beira mar (ou no meio da pista).



Eu estava seguindo de Macau-RN para Canoa Quebrada-CE, pelo litoral, com minha irmã, num carro alugado que foi presente do nosso pai. Tínhamos Billie Holiday como trilha sonora, e paisagens inacreditáveis a nossa volta.

Fui tão devagar, curtindo a paisagem e desviando dos bichos, que levei sete horas numa viagem de cinco. Chegar a Canoa Quebrada foi como ingressar no Paraíso, para um mergulho no mar e uma cerveja no fim de tarde.


No caminho dei carona para uns caras, sem o menor receio. Eles iam de Ponta do Mel para Areia Branca, onde peguei uma balsa pra Grossos. As estradas não eram sinalizadas e eu não tinha mapa. Ia entrando nas cidadezinhas por onde a estrada passava e ia perguntando o caminho. Entrei em duas cidades erradas, uma na ida e outra na volta, e tive que voltar uns quilômetros. Passei por cidades como Peixe Gordo, Melancia de Baixo e Melancia de Cima, e fiquei me perguntando se essas cidades constam no mapa. A impressão que tive é de que elas têm uma rua cada, e era aquele trecho de estrada onde o chão saía do asfalto e virava paralelepípedo, e a placa indicava "Zona Urbana". O curioso é que não havia um sinal de urbanização. Mas era um dos poucos trechos onde havia placas de sinalização na estrada. Aí um cara me disse, você vira ali e atravessa a ponte. E a ponte era um pedaço do rio aterrado. Algumas explicações eram difíceis de entender, porque eu tinha que decodificar virar aqui e ali, em direita e esquerda. Então eu prestava atenção às mãos, pra ver pra que direção elas apontavam durante a explicação.


Mais que chegar, foi tão gostoso procurar por Canoa Quebrada, sair dirigindo pelas estradas sem saber de nada, sem pressa de chegar, sem saber se íamos direto ou se parávamos em alguma cidade no meio do caminho, com parada para almoço na praia de Upanema e parada para mergulho em Manibu, essas coisas...



E na volta, antes de pegar a estrada, ver o sol nascer em Canoa e seguir para Morro Branco, onde a vista é ainda mais incrível, do topo das falésisas. Algo sem comentários e sem comparação.



Aí o cara se oferece pra bater uma foto pra gente, prepara a máquina e diz "- Olha o jeeegue!" E o riso sai natural.


6 comentários:

Unknown disse...

Querida Bia, quase que a gente se encontra por essas andas!
Beijos

Beatriz Provasi disse...

porra, makely, não me fala uma coisa dessas, vc não faz idéia de como eu ia gostar de te encontrar por essas bandas da cá! foi (ou ia?) pra onde? quando? ainda tô no rio grande do norte... saudade. beijos!

tete bezerra disse...

Sou daqui do RN,conheço Macau e adjacências,também curto Kerouac e Bortolotto,dentre outros.Volte sempre....

Unknown disse...

Então Bia, eu estava no Nordeste em dezembro. Você sabe que meus avós moram no Piauí. Então eu passei por Pernambuco, Ceará...
As fotos estão dando vontade de voltar!
Mas acho que a gente se vê no Rio.
Beijos

Beatriz Provasi disse...

ah, tete, se vc pudesse me indicar bons shows ou bares para se ir em natal de segunda a quinta da semana que vem... shows e bares nesse estilo kerouac/bortolotto me cairiam muito bem! é minha última semana aqui e estou com saudade da vida noturna, coisa que em macau, se vc conhece, sabe que não tem. obrigada, se meu pai continuar morando aqui, sem dúvida voltarei!

makely, se é assim, vou te mandar umas fotos ainda melhores pra vc voltar! vc seria uma ótima companhia na minha última semana em natal! tem planos para o rio? vc sabe que é só ligar e eu te digo "sim, sim, sim"! beijos!

Unknown disse...

Não há planos para o Rio querida, mas o Rio sempre está nos planos!
Beijos