16.12.08

A LAGARTA

As horas longe de você se arrastam como lagartas verdes e peludas deslizando vagarosamente pelo tronco áspero de uma árvore solitária plantada no topo de uma montanha, onde o vento uiva sussurrando seu nome no meu ouvido. Não me alegro quando os pássaros vêm cantar na minha janela. Nem me entristeço ouvindo um negro cantando blues. Não tenho vontade de me embriagar e cantar desafinada e exageradamente um Cazuza no bar. Não tenho sono de dormir em cama que não seja a tua. Não tenho fome que não seja do teu nome. Não tenho sede que não seja do teu cheiro. Sinto falta do teu travesseiro entre as minhas pernas. Dos teus cabelos entre os meus dedos. Dos nossos segredos contados no olhar. Gosto de acordar no meio da noite e velar teu sono. Ouvir tua respiração com o interesse de uma criança pra quem a mãe vem contar histórias ou uma canção de ninar. E depois tornar a dormir, pra logo acordar. Mas as horas passam e eu não tenho sono e eu me pergunto se você dorme por aí. Se você se embriaga e canta Cazuza no bar. Se você se alegra ou se entristece com um pássaro ou um blues. Ou se a lagarta verde também te ronda, peluda, áspera e vagarosa. Se ela te assombra com o passar das horas. Se ela te visitasse eu teria certeza que eu poderia te amar. Que eu poderia deslizar vagarosamente pelo teu corpo, chegar ao topo, soprar o vento, sussurrar gemidos, uivar teu nome no teu ouvido. Você pode até deixar a lagarta na cama dormindo enquanto sai pra tomar uma vodka entre sorrisos de desesperada euforia. E se embriagar, e cantar um blues, imitar um pássaro, e voar... Mas se quando você voltar, a lagarta ainda estiver lá, bota ela pra fora, e me põe na tua cama, que é o meu lugar.

6 comentários:

Tangerina disse...

Eu nem sei o que falar. Parece que você engoliu todas as minhas palavras. Fiquei estarrecida.
Uau.

Beijo Grande.

Beatriz Provasi disse...

uau, obrigada!
beijos

Anônimo disse...

Caralho Beatriz!
Perfeito.
Geralmente quando eu leio uma poesia boa eu sinto admiração e inveja, mas esta eu confesso que inveja não deu pra sentir, pois me pareceria injusto. Comigo, claro que não mereço sonhar tão alto.

Parabéns mesmo, passa na minha casa se possível.

Unknown disse...

bia, minha lagarta verde!
vc arrasa!!!
bjs de borboleta azul

Anônimo disse...

Meu gostei da inquietação, comecei lendo calminho, terminei quase aos berros, com sentimento... fui no embalo...
agora: enquanto sai p/ tomar uma vodka entre "sorrisos de desesperada euforia"... è uma narração dos sensiveis... percebero detalhe que faz toda diferença tem de ter sensibilidade...

Beatriz Provasi disse...

obrigada, joão! mas deixa de bobeira, que isso não é "sonhar tão alto". é só escrever o que sente sem se preocupar com o que vai escrever que as palavras vêm quase que naturalmente... quando vc vê, tem um poema! e quem acha bom é quem sente como a gente.

be, quando eu tô com vc, saio do casulo e viro borboleta tb!!! vc é energética! red be te dá aaaasas...

wlado, querido, obrigada! sei dos "sorrisos de desesperada euforia" porque também os esbanjo por aí... "faz parte do meu show, meu amor"!

beijos em todos!