30.6.07

Nelson Rodrigues & As tragédias cariocas hoje

Lá está meu nome entre os selecionados para a Oficina de Contos sobre as tragédias cariocas de Nelson Rodrigues: http://www.flip.org.br/noticias.php3?id=192
Em breve terminarei o conto que estou escrevendo pra participar também do Concurso.
É maravilhoso ter Nelson de volta na minha vida, agora como escritora, e não mais atriz!
Segue o resumo que fiz de "Toda nudez será castigada" para a inscrição na Oficina, com exatas 350 palavras:

Geni, morta, narra a Herculano sua história por meio de uma gravação.
Antes de conhecê-la, Herculano está inconsolável pela morte da esposa.
Suas tias temem que ele cometa uma loucura.
Seu filho, Serginho, deseja que o pai permaneça num luto eterno.
Patrício, seu irmão, contrata a prostituta Geni para resolver o caso.
Leva ao irmão uma foto da prostituta nua e uma garrafa de bebida.
Herculano acorda no quarto de Geni, dizendo não saber como foi parar lá. Insulta a prostituta, que conta como ele a desejou e repudiou a própria esposa nas 72 horas que passou lá. Desesperado, ele nega as acusações, despreza a prostituta e vai embora.
Geni acaba se apaixonando por Herculano, e Patrício manipula a situação, orientando Geni na conquista do irmão, que mesmo resistente, continua a encontrando, até resolver tirá-la daquela vida, pois não se permite amar uma prostituta. Mas para assumir esta relação, há outro empecilho: a aceitação do filho e das tias. Especialmente de Serginho, um menino frágil e atormentado que insiste no luto do pai.
Herculano não consegue assumir para o filho que tem outra mulher.
Até que Serginho flagra os dois e, fora de si, põe-se a beber, se mete em confusão e vai preso. Na cadeia, é currado por um ladrão boliviano. O pai se consome com a culpa e volta a desprezar a prostituta. Geni, tomada de pena pelo menino, vai visitá-lo no hospital. Influenciado por Patrício, Serginho exige seu casamento com o pai para dele vingar-se tendo um caso com ela. Casada com Herculano, Geni assume ares de “mulher honesta”, deixando seu passado para trás. Mas mantém um caso com o enteado, por quem se descobriu completamente apaixonada.
Serginho se sente perseguido pelo ladrão boliviano e resolve fazer uma longa viagem para o exterior para tentar apagar o trauma. Geni se desespera, mas, enfim, acaba por aceitar a separação, pelo bem do amado. Mas não suporta a situação quando descobre que Serginho, na verdade, parte em lua-de-mel com o próprio ladrão boliviano. Dá fim à própria vida, não sem antes amaldiçoar a todos numa fita, sua carta suicida.

Nenhum comentário: