28.6.06

TRÊS VEZES SILVIO TENDLER NA UFF

Pamela Archontakis (NUCS - UFF)

Os movimentos de contracultura, as lutas por independência nas antigas colônias africanas e asiáticas, a América Latina sitiada por ditaduras militares são alguns dos temas abordados pelo cineasta Silvio Tendler em “Utopia e Barbárie”, que será exibido no dia 29 de junho no Auditório Macunaíma, Campus do Gragoatá, Bloco B, sala 405, São Domingos, Niterói. O filme é o primeiro da mostra “Utopia - Trilogia Silvio Tendler”, que inclui a exibição de mais dois filmes: “Os Anos JK” e “Jango”, nos dias 20 e 26 de julho, respectivamente. A entrada é franca.

A mostra faz parte do projeto República das Imagens, uma iniciativa do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), por meio da Subcoordenadoria de Apoio à Prática Discente.

Estão programadas duas sessões para cada filme - a primeira às 16h30 e a segunda às 18h30 - e debate logo após a última, com participação do cineasta Silvio Tendler e dos professores da UFF Daniel Aarão Reis (História) e Roberto Moura (Cinema e Vídeo). A coordenação do debate é da professora Lí­via Reis, do Instituto de Letras.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Almir Miranda da Silva, a idéia é “trazer a comunidade para debater cinema na UFF, além de familiarizar o público não só com a produção cinematográfica nacional, mas também com o que é produzido pelos dos alunos do curso de Cinema e Vídeo da universidade”.

Silvio Tendler consagrou-se um dos maiores documentaristas do país. É apontado como “o cineasta dos vencidos” e diretor de diversos filmes, dentre eles “Marighella, Retrato Falado do Guerrilheiro” (curta-metragem de 1999), “Castro Alves” (1999), “Milton Santos, o Mundo Global Visto do Lado de Cá” (curta de 2000), “JK: o Menino que Sonhou um País” (2002) e “Glauber, o Filme, Labirinto do Brasil” (2003).

Nenhum comentário: