1.6.06

Beatriz

Gosto do meu nome, e de ser chamada Beatriz, mais que Bia. De assinar Beatriz Tavares, ecoando atriz e ares, atriz e ares, atriz e ares... Beatriz. Ninguém pronuncia melhor esse nome do que Chico Buarque. Ele não sabe (ainda), mas escreveu sua mais bela música para mim. Todo o meu amor, o amor de todas as mulheres para esse homem!...

Beatriz
Edu Lobo - Chico Buarque/1982
Para o balé O grande circo místico

Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha
Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Ai, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se um arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida


Resposta de uma Beatriz a Chico Buarque:

Por que, meu deus, por quê?
nem mesmo por um triz
Chico nunca vai me cantar Beatriz,
nem olhar bem nos olhos meus,
mesmo que seu olhar seja de adeus...
Joga a pedra na Geni
e a Januária pela janela!
Cala a boca da Bárbara!
a Ana é de Amsterdam
a Joana, francesa - d’accord?!
Acorda!
a Rita levou seu sorriso
a Rosa, o seu projeto de vida
Iracema voou
Carolina não viu
Madalena lá do mar
te deixou a ver navios

Até a Renata Maria se desvaneceu!...
Ah, meu guri, quem te viu, quem te vê
deixa a banda passar...
deixa o barco correr...
Àtenas com as outras mulheres!
A Luíza fora do Tom
Eu, mesmo fora do tom,
te dei meus olhos pra tomares conta
agora canta
canta a sua atriz
me canta,
nem que seja num sambinha feliz...

(e eu te levo para sempre, sim,
te ensino a não andar com os pés no chão...)

2 comentários:

Anônimo disse...

oh beatriz (vi que gostas mais assim), que lindo! adorei sua "resposta" ao chico, adorei a citação de chico!
basta ele ler o que você escreveu e certamente ele cantará!

Beatriz Provasi disse...

ler, não! eu quero falar pra ele olhos nos olhos, naqueles olhos claros de menino perdido... e mais! quero mesmo é que ele cante no meu ouvido... e otras cositas más... sei não, mas acho que não vai rolar. beijos!