14.11.07

RUMO A CANUDOS!!!...

Teatro Oficina encena OS SERTÕES em Canudos

o navio que leva a expedição de OS SERTÕES pelo mundo atraca na cidade de Canudos, com apresentações entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, sempre às 17h30, no Estádio Municipal. E o diretor José Celso Martinez Côrrea faz o chamamento geral:

IÓ!

'POETAS, MÚSICOS, ATORES
GENTE DE TODAS AS CORES
FAÇAM ESSE FAVOR PRA MIM
QUEM SOUBER CANTAR QUE CANTE
QUEM SOUBER TOCAR QUE TOQUE
FLAUTA TAMBOR OU CLARIM
QUEM SOUBER APITAR, APITE
QUEM SOUBER GRITAR QUE GRITE
MAS FAÇA ESSE MUNDO ACORDAR?'

PRA PARAR DE MASSACRAR
CANUDOS, 3 VEZES
MASSACRADO
É NOSSO MASSACRE,
DESMASSACRADO QUE
QUER VIRAR POMAR

MARIA PADILHA, ANGELINA JOLIE
REGINA CASÉ, SUPLICY
A PRÁ LA DE PRIMEIRA DAMA DA BAHIA
FÁTIMA DE MENDONÇA, TÃO BEM MARIA
JÁ ESTÃO XAMANDO PRA ESSE DIA

'OS SERTÕES'
ENCENADO PELA ASSOCIAÇÃO TEATRO OFICINA UZYNA UZONA
SERÁ APRESENTADO NA ATUAL CIDADE DE CANUDOS
EM SUAS 5 PARTES
DE 28 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO
DATA COMEMORATIVA DOS 105 ANOS
DA PUBLICAÇÃO DA OBRA PRIMA DE EUCLYDES DA CUNHA,
COMO RITO DE INÍCIO DA REPARAÇÃO NACIONAL
E INTERNACIONAL
AOS MASSACRES SUCESSIVOS
DA CIDADE DE CANUDOS

ESTE RITO
COMO OS ARCAICOS RITOS AGRÁRIOS DIONISÍACOS
SERÁ FEITO PRA TRAZER FERTILIDADE E FARTURA
NA RECONSTRUÇÃO DA ATUAL CANUDOS
EM RITMO METEÓRICO,
COMO O DA 1ª CANUDOS QUE CONSTRUÍA
13 CASAS POR DIA
RITMO AINDA NÃO CONQUISTADO
COM AMEAÇAS ATÉ DE CENSURA,
POR CAUSA DE 'PINGOLINS DUROS QUE A PEÇA APRESENTA'
RITMO QUE AINDA NÃO CONQUISTAMOS
NA REPARAÇÃO DE TODOS
DOS NOSSOS PRÓPRIOS MASSACRES
E OS DE NOSSAS CULTURAS EM ASCENÇÃO,
QUE NÃO QUEREM DEIXAR-SE CAPTURAR
PELO MERCENARISMO
NEM PELO SEU IRMÃO POLITICAMENTE CORRETO: POPULISMO
PURITANO DE ALGUMAS ONGS

CANUDOS TEM INSPIRADO INÚMEROS ARTISTAS BRASILEIROS
E DO MUNDO NA MÚSICA, NO CINEMA,
NA LITERATURA, NA TV...
(por ex. o peruano Vargas Llosa 'Guerra do Fim do Mundo', o húngaro Sandor Marai 'Veredicto em Canudos')
MUITOS ARTISTAS, ALÉM DOS ATUADORES DO OFICINA,
ESTARÃO PRESENTES
COMO REGINA CASÉ.

MUITOS CRIARÃO INICIATIVAS DE INVESTIMENTOS
COMO FORMA DE GRATIDÃO
E AMPLIAÇÃO DA IMENSA DÁDIVA DO LUGAR
A CULTURA BRASILEIRA

O GOVERNO BRASILEIRO
QUE CONVOCOU TROPAS DO RIO GRANDE DO SUL AO AMAZONAS,
PARA A 4ª EXPEDIÇAO
QUE MASSACROU CANUDOS,
É DEVEDOR DESTA TEIMOSA CIDADE,
HOJE NA SUA 3ª TENTATIVA DE RECONSTRUÇÃO,
DESDE 1986,
ASSIM COMO TODOS NÓS BRASILEIROS.

ESTAMOS ATRAVÉS DESTES EMAILS
PRETENDENDO PRINCIPALMENTE EXCITAR:

-NÓS MESMOS, NOSSOS HUMANOS PODERES

-O PODER EXECUTIVO

-O CONGRESSO

-E O JUDICIÁRIO

PARA QUE FAÇAM CONSTAR
NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO,
EM CARÁTER DE URGÊNCIA
VERBAS PARA AS OBRAS DE UTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS DO AÇUDE DE COCOROBÓ, IRRIGANDO E FAZENDO DE CANUDOS UM VASTÍSSIMO POMAR, PLENO DE CACHOS DE UVA, FRUTOS TÓTENS DE DIONÍSIOS, PARA EXPORTAÇÃO.

EXCITAR

-O FOME ZERO
PARA IMPLANTAR UM SISTEMA CENTRAL DE TRIAGEM DO LIXO, GERANDO DESENVOLVIMENTO, EMPREGO, PARA A POPULAÇÃO.

-A FEBRABAN
QUE TEM INVESTIDO PARTE DOS LUCROS BANCÁRIOS, OS MAIORES DO PAÍS, EM PROJETOS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NO NORDESTE. CABE ENTRADA ESPETACULAR NESTE RITO SIMBOLIZANDO TODAS EMPRESAS DE CAPITAL PRIVADO.

-A VALE DO RIO DOCE
PROTAGONIZANDO ESTA AÇÃO, INVESTINDO NO RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE E DA PRESENÇA DA VALE NA IMENSA NAÇÃO SERTÃO CONSTITUÍDA POR ESTADOS DO NORDESTE, NA SUA CAPITAL HISTÓRICA: CANUDOS.

E A CURTO PRAZO
O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, ASSOCIADO AO MINISTÉRIO DA CULTURA EM SEU PROGRAMA PARA 'BANDALARGAR' CIDADES ISOLADAS COMO CANUDOS. AS TELEFÔNICAS, A RADIOBRAS PARA QUE LÁ INSTALEM CONDIÇÕES DE INTEGRAÇÃO DA CIDADE NA REDE GLOBAL DE COMUNICAÇÕES.
TROCANDO EM MIÚDOS: CELULAR, INTERNET RÁPIDA, DANDO ASSIM CONDIÇÕES DE TRANSMISSÃO DESTE RITO PARA O MUNDO.

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL À PETROBRAS, A MAIOR INVESTIDORA EM ENERGIA RENOVÁVEL CULTURAL DO BRASIL QUE CRIOU AS CONDIÇÕES PARA QUE O ESPETÁCULO IMPOSSÍVEL DE 'OS SERTÕES' DA ASSOCIAÇÃO TEATRO OFICINA UZYNA UZONA
SE TORNASSE POSSÍVEL.

MOBILIZEMO-NOS
PARA ESTARMOS MUITOS,
JUNTOS NESTES DIAS,
EM CANUDOS,
E JUNTOS
COMEÇARMOS A CULTIVAR
O REERGUIMENTO DESTA PAISAGEM CULTURAL,
TALVEZ A MAIS SIGNIFICATIVA E FORTE DO BRASIL

VAMOS BATER OS TAMBORES

'O Amor é livre e grande demais,
para ser julgado por nós,
pobres mortais' - Antonio Conselheiro em Os Sertões

As apresentações de OS SERTÕES têm patrocínio da Petrobrás, que também mantém a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona.

SERVIÇO

'OS SERTÕES ? MARATONA CANUDOS'
Texto: baseado na obra de Euclides da Cunha
Direção: José Celso Martinez Corrêa
Encenação: Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona
Datas: de 28 de novembro a 02 de dezembro
Horários: de 4ª a domingo, às 17h30 - sempre ao pôr-do-sol do sertão
Local: Estádio Municipal de Canudos.

INFORMAÇÕES SOBRE COMO CHEGAR EM CANUDOS, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO ESTÃO NO SITE www.teatroficina.com.br

3 comentários:

waleska disse...

passei aqui...
é a waleska, lembra? falei com vc na vaca do drummond... no primeiro evento... finados...
criei coragem e fiz um blog tbm. posso linkar vc? é assim q fala? linkar? (jisuis!)
meu mail - waleska@kbonet.com.br (esse eu prefiro q não seja divulgado)
bem passei. já disse que queria escrever como vc escreve. vc é mto boa com as palavras ou elas é q são mto boas com vc... não sei ainda. de qualquer forma... vc citou alguma coisa sobre publicar livro ou estou me confundindo? se publicar entro na captura rapidinho viu? mto sucesso! (se for isso o que vc quer, claro)
bjs.
se vier à São Paulo, avisa.

waleska disse...

esqueci de uma coisa: posso colocar o endere�o do seu blog no meu? já coloquei se n�o puder eu tiro tá?
grande beijo!

Beatriz Tavares disse...

Oi Waleska, claro que lembro! Obrigada pelas belas palavras. Me manda o endereço do seu blogue, que eu dou um pulo lá. Beijos!