3.11.07

RECITAL HOMENAGEIA MAIAKÓVSKI, POETA DA REVOLUÇÃO

"Liubliú" (Amo), poema anel de Maiakóvski dedicado a Lília Brik
- versão tipográfica de El Lissitski (1923)

Dando continuidade às atividades em comemoração aos 90 anos da Revolução Russa, iniciadas em outubro com uma mostra de cinema soviético (vide abaixo a programação), o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF realizará o Recital de Poesia Revolucionária em Homenagem a Maiakóvski, dia 8/11 (5a feira), a partir das 19h, em sua Galeria de Artes, com entrada livre. Às 17h30, a movimentação começa do outro lado da Baía de Guanabara, na Praça XV, onde os poetas do Rio se concentrarão para pegar a Barca que os conduzirá a Niterói numa travessia poética.

O evento contará com a presença de diversos poetas que movimentam o cenário da poesia carioca, em eventos como CEP 20.000 (Chacal), Poesia Voa (Tavinho Paes), Conversa Portátil (Pedro Lage), Filé de Peixe (Alex Topini e Felipe Cataldo), Ratos di Versos (Juliana Hollanda, Daniel Soares, Dudu Pererê, Dalberto Gomes, Marcelo Nietzsche e Carluxo), e do grupo Os Sete Novos (Augusto de Guimaraens Cavalcanti). Terá ainda a participação da poeta e jornalista Cristina Terra, fundadora do Movimento Pró-Maiakóvski e propagadora do trabalho do poeta. Além dos músicos Cláudio Salles e Guto Beluco. As projeções de imagens da época, filmes e cartazes ficarão por conta de Maurição Antoun. E regendo essa grande orquestra poético-sonora-visual, a poeta Beatriz Tavares, curadora da Galeria. Os poetas falarão poemas de Maiakóvski, poemas revolucionários de outros autores e de própria autoria.

Vladimir Maiakóvski (1893-1930), chamado “o poeta da revolução”, esteve engajado na construção do processo revolucionário da nascente União Soviética, e também na revolução de sua própria arte, se configurando não só num dos maiores poetas russos, como também de todo o mundo. A revolução, em Maiakóvski, está presente na forma e no conteúdo, em sua obra e em sua vida. Mesmo a tendo interrompido com um tiro no peito, seus poemas o ressuscitam ainda hoje, falando, inclusive, diretamente aos “camaradas futuros”, como em um verso do poema “A plenos pulmões”. E agora, os “camaradas futuros”, poetas de hoje, darão a seus versos fôlego novo neste recital.

A Galeria de Artes do ICHF fica no Campus do Gragoatá da UFF, Bloco O, térreo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail galeriadeartes@vm.uff.br ou na página www.galeriadeartesdoichf.blogspot.com .

CINECLUBE GALERIA DE CINEMA
MOSTRA DE CINEMA SOVIÉTICO

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO:

Dia 07/11, 13h
OUTUBRO (1928), de Sergei Eisenstein

Dia 07/11, 20h
RÉQUIEM A LENIN (1934), de Dziga Vertov

Dia 14/11, 13 e 19h
A GREVE (1924), de Sergei Eisenstein

Dia 21/11, 13 e 19h
O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925), de Sergei Eisenstein

Dia 28/11, 13h
TEMPESTADE SOBRE A ÁSIA (1928), de Vsevolod Pudovkin

Dia 28/11, 19h
TERRA (1930), de Alexander Dovzhenko

Ps. Por problemas técnicos os filmes "Tempestade sobre a Ásia" e "Terra" não foram exibidos na programação de outubro, por isso alteramos a programação do dia 28/11 para poder exibi-los.

Um comentário:

possiventura disse...

beatriz,
com a imagem aqui do teu blog fiz pequeno video que coloque no youtube :
liubliu
http://www.youtube.com/watch?v=SbhWw7dHy6c
@h!br@ços,
tadeu filippini
http://www.youtube.com/user/tadeufilippini