17.5.07

Ontem foi a abertura do evento "Mandalas e Inconscientes" e da exposição "Mandala", no que venho trabalhando há meses, acho que desde agosto do ano passado, quando fiz o primeiro contato com o Edmar lá em Engenho de Dentro.
Neste último mês fiquei inteiramente tomada por esta produção. Dormi mal, comi mal, vivi a café e cigarros, dizem até que emagreci... Que bom que estou viva e aparentemente saudável!
Minhas idas e vindas de Engenho de Dentro aumentaram, perdi duas vezes a entrada da Linha Amarela (alguém precisa sinalizar melhor esta merda!), mas encontrei lá um trabalho tão bacana e uma receptividade tão boa que quase falei "me internem, por favor"!... Mas eu tinha que voltar pra mostrar ao povo da UFF e de Niterói o que se faz por lá!
As obras dos chamados "loucos" são trabalhos de verdadeiros artistas! Artistas que não seguem nenhuma linha ou escola ou predeterminação formal, mas apenas os seus impulsos mais íntimos, as suas dores, as suas angústias, as suas vitórias, as suas tentativas de se equilibrar em meio ao terremoto em que vivem...
As mandalas que estão expostas na UFF representam essa tentativa inconsciente de se equilibrar, são tidas como um processo de autocura, pelos traços circulares harmônicos em torno de um centro. A Dra. Nise da Silveira explica isso melhor num dos textos da exposição.
Não dá pra falar, tem que ir lá ver!
E agora eu me vou que ainda tenho muito trabalho a fazer.

Nenhum comentário: