14.3.07

Dia Nacional da Poesia (by Tavinho Paes)

Mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, sobe às 16 horas o trem da poesia >> destino: Corcovado >> ação: poesia ao por do sol da plataforma do Cristo Voador...
A entrada (R$35) é grátis neste trem.

viva o dia nacional da poesia
[14 DE MARÇO]

a data
Para quem não sabe, esta data foi sumariamente excluída do calendário oficial da Cultura Nacional durante a ditadura.
Até hoje, nossa flexível democracia não restaurou tamanha cretinice com eficácia; embora o Ministro Gilberto Gil esteja prometendo novidades (provavelmente na Bahia) para este ano.
Por esta razão aparentemente exagerada, a cada ano, renovamos o lembrete às novas autoridades para que elas tomem ciência e providências.

Sabemos porque a data foi extinta: a origem da nomenclatura está associada ao nascimento do poeta Castro Alves [1847]. Portanto, em 2007, estaremos comemorando os 160 anos do poeta baiano.
É certo que Gláuber Rocha [1938], veio compartilhar a data (Carlos Heitor Cony também nasceu neste dia), misturando dinamite à areia da ampulheta.

Entretanto, o que chamou a atenção dos paranóicos dos serviços de repressão da época não foram os nascimentos destes bebês.
Aquela cambada de carcamanos nunca se identificou com maternidades; a parada deles era mais sinistra, tinha a ver com necrotério, morgue, funerária.

E foi justamente entre cadáveres ilustres que os censores entreviram uma séria ameaça à estabilidade do regime e formataram a ferramenta legal para deletar a data da memória da nação.

O cadáver em questão fora um sujeito que, até onde se sabe, nunca escreveu poemas, mas atordoou a maioria dos poetas do século XX com suas idéias revolucionárias.
Na visão do relator que substituiu a nomenclatura da data para Dia do Vendedor de Livros, o cadáver que poderia incitar desordem e trazer problemas à sociedade e ao estado morrera bem longe daqui, em Londres, em 14 de março de 1883. Seu nome: Karl Marx!

Nenhum comentário: